Cultura histórica e livro didático ideal: algumas contribuições de categorias rüsenianas para um ensino de História à brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v21i2.4298Keywords:
Cultura histórica. Livro didático. Ensino de História.Abstract
Este artigo apresenta e problematiza a cultura histórica e o livro didático a partir de algumas obras do historiador Jörn Rüsen, sobretudo o texto O livro didático ideal (2010). Com este, deseja-se contribuir para a discussão em relação ao emprego das referidas categorias, disponibilizadas aos pesquisadores brasileiros do campo do ensino de História, principalmente, em termos de produção e avaliação de livros didáticos, além das demais práticas do ensino de História em sala de aula. Para cumprir tal objetivo, o texto (1) menciona algumas iniciativas de produção de princípios e critérios para a aferição da qualidade do livro didático de História; (2) aborda as ideias de Homem e cultura em Jörn Rüsen e de livro didático de História; (3) relaciona as prescrições do livro didático ideal de Jörn Rüsen e a apresentação de uma didática para a História; e (4) anuncia reflexões referente à possibilidade de uma didática rüseniana à brasileira.Downloads
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2014-09-23
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Artigos
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Cultura histórica e livro didático ideal: algumas contribuições de categorias rüsenianas para um ensino de História à brasileira. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 2, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i2.4298. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/4298. Acesso em: 16 oct. 2025.