O retorno da aula expositiva no ensino de História: notas para uma prática fabulatória
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v21i2.4302Keywords:
Aula expositiva. Fabulação. Ensino.Abstract
O texto trata do elemento central do fazer docente e do ensino de História: a aula expositiva. Argumenta a respeito do papel da aula expositiva e problematiza o caráter narrativo da exposição do professor de História, uma vez que este cria um cenário e dá um tom dramático à narrativa histórica. Problematiza a exposição didática e oferece uma análise das críticas que essa estratégia tem recebido. Nesse sentido, procura-se despir a aula expositiva do tom seco e árido que sempre a acompanhou, bem como da sua íntima ligação com um ensino tradicional de História. Do mesmo modo, pretende-se dar relevância aos diferentes modos expressivos que acompanham a narrativa didática na aula, afirmando-se que esse é um dos momentos mais importantes e decisivos da relação ensino-aprendizagem nesse conteúdo. Além disso, a teorização a respeito da faculdade da fabulação pode bem permitir uma nova experiência com aulas expositivas, uma vez sustentada a ideia de que uma exposição oral em uma aula de História implica uma estratégia fabulatória.Downloads
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2014-09-23
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Artigos
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O retorno da aula expositiva no ensino de História: notas para uma prática fabulatória. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 2, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i2.4302. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/4302. Acesso em: 16 oct. 2025.