Saberes profissionais de professoras de educação infantil: a mediação de conflitos entre crianças
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6359Keywords:
Conflitos. Crianças. Educação infantil. Práticas pedagógicas. Saberes profissionais.Abstract
Este artigo decorre de uma pesquisa concluída sobre saberes profissionais de professoras de educação infantil diante de momentos de conflitos que ocorrem entre crianças no cotidiano escolar. Teve como questão de pesquisa: Que saberes profissionais são mobilizados por professoras da educação infantil, em situações de conflito entre crianças? O objetivo foi identificar, a partir das vozes de professoras, quais são os saberes construídos por essas profissionais para lidar com situações de conflitos entre crianças nas práticas pedagógicas da educação infantil. Trata-se de uma pesquisa na perspectiva qualitativa, descritiva e exploratória, que teve como participantes professoras da rede municipal de ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo, atuantes em creches municipais. Entre os resultados, destacam-se o diálogo, a aproximação com as famílias e a compreensão da dinâmica do desenvolvimento infantil como saberes dessas profissionais. Conclui-se que esses saberes são importantes processos mobilizados como ferramentas de mediação de conflitos entre crianças e precisam ser compartilhados, refletidos e valorizados no âmbito da docência na educação infantil.Downloads
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2016-09-07
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Artigos
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Saberes profissionais de professoras de educação infantil: a mediação de conflitos entre crianças. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6359. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6359. Acesso em: 15 oct. 2025.