Filosofia da educação: considerações críticas conceituais à reforma educacional dos cursos de pedagogia

Authors

  • Gilson Luís Voloski Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal da Fronteira Sul Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v23i2.6537

Keywords:

Filosofia da educação. Reforma educacional. Teoria e práxis.

Abstract

Este estudo desenvolve considerações críticas aos conceitos de teoria e prática da avaliação diagnóstica da reforma educacional dos cursos de pedagogia. A análise parte da constatação de que os cursos são insuficientes na formação prática de ensino. Não concorda com a aplicabilidade como critério de validade da teoria. Reconhece que é pertinente à melhoria do “quê” e do “como ensinar”, porém, não pode ser exclusivo, pois reduziria a teoria pedagógica apenas aos seus aspectos de ensino. Isso implicaria em instrumentalizar ou secundarizar os fundamentos teóricos, entre eles, o da filosofia da educação. O desafio é justificar um conceito mais amplo de prática, que garanta a legitimidade de um núcleo de autonomia da teoria. Com isso, busca argumentar em favor do duplo caráter da teoria: pertence à sociedade e é autônoma. A teoria pedagógica reproduz a sociedade e, também, resiste a essa como formação cultural. Portanto, a relação com a prática apresenta dois sentidos: visa à unidade de identidade no ensino e a um núcleo de tensão aberta à crítica e à autocrítica.

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Author Biography

  • Gilson Luís Voloski, Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal da Fronteira Sul
    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Docente da área de Filosofia, Sociedade e Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza.

Published

2016-11-21

How to Cite

Filosofia da educação: considerações críticas conceituais à reforma educacional dos cursos de pedagogia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i2.6537. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6537. Acesso em: 16 oct. 2025.

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