A formação docente nas licenciaturas no ensino superior “mercantilizado”
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v13i3.7815Keywords:
Formação de professores. Mercantilização do ensino. Ensino superior. Políticas educacionais.Abstract
O texto analisa as transformações no campo da educação nos últimos anos no Brasil, de modo especial a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso. Destacam-se as mudanças que ocorreram na legislação e nas orientações políticas que resultaram numa crescente mercantilização do ensino. Essas mudanças interferem na formação de professores no ensino superior. Surgem novos conceitos associados à educação, como o de produtividade, crescimento econômico, gerenciamento etc. A formação passa a se limitar ao domínio da leitura, da escrita e da aritmética, associada à apropriação de valores para uma convivência harmoniosa. A formação não pode se limitar à regulamentação jurídica e ao acompanhamento realizado pelo MEC, nem às tendências do mercado, que trata os atuais e futuros alunos como clientes.Downloads
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2018-08-06
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Artigos
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Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
How to Cite
A formação docente nas licenciaturas no ensino superior “mercantilizado”. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 88–103, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i3.7815. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7815. Acesso em: 16 oct. 2025.