Ética e educação em Paulo Freire: diálogos permitidos e imperativo debate

Authors

  • Gomercindo Ghiggi Universidade Federal de Pelotas Author
  • Avelino da Rosa Oliveira Universidade Federal de Pelotas/RS/Brasil Author
  • Neiva Afonso Oliveira Universidade Federal de Pelotas/RS/Brasil Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v13i1.7966

Keywords:

Paulo Freire, ética, educação.

Abstract

A reflexão ética é necessária? Quem a constitui? É a capacidade de indignação das pessoas? Ou é a televisão? Questões particulares põem-se em posição contrária às perspectivas coletivas. E aí? Parece que é imperativo pensar afirmativamente, em particular num mundo organizado desde a compulsória e endêmica exclusão social. Mas em que medida tal reflexão deve se dar, ou seja, quando tal reflexão e as conseqüentes exigências práticas tornam-se legítimas, portanto, éticas? Mais, em termos de visão de mundo ou ponto de partida epistemológica, antropológica etc., para organizar a reflexão proposta deve-se adotar a tese dos universais ou do(s) particular(es)? Vivemos, hoje, no maniqueísmo da tirania do todo e da ditadura do fragmento. Como, então, ainda colocar questões e indicar elementos que dêem conta da defesa da ética no mundo atual, em particular a partir do mundo da educação? O presente, tomando Freire como principal referência, busca ensaiar respostas às questões indicadas.

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Published

2018-08-06

How to Cite

Ética e educação em Paulo Freire: diálogos permitidos e imperativo debate. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 74–86, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i1.7966. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7966. Acesso em: 16 oct. 2025.