Os coletivos de pensamento na formação de professores de Biologia

Authors

  • Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos Universidade Tecnológica Federal do Paraná Author
  • Rodrigo Diego de Souza Universidade Federal de Santa Catarina Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8158

Keywords:

Coletivos de pensamento. Educação em ciências. Licenciaturas. Professores de Biologia.

Abstract

A organização curricular das licenciaturas também consiste num espaço de formação, pois delineiam os trajetos curriculares pelos quais os licenciados são inicialmente formados. Dessa forma, o objetivo deste artigo é caracterizar os possíveis coletivos de pensamento que estão presentes na formação dos professores de Biologia. O referencial teórico que pauta a discussão é a epistemologia de Ludwik Fleck. Os procedimentos utilizados neste estudo compreendem a pesquisa documental apoiada por técnicas de pesquisa qualitativa, com a contribuição das categorias de Fleck. Analisou-se o Projeto Pedagógico da Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado do Paraná e constatou-se: a existência de possíveis coletivos de pensamento na formação dos professores de Biologia, os quais se movimentam por meio de instauração, extensão e transformação dos estilos de pensamento no interior dos coletivos; a importância das complicações no processo de instauração de um novo estilo de pensamento. Além disso, evidenciam-se as lacunas presentes nas disciplinas que compõem a área de educação em ciências, o que indica a necessária reflexão acerca de que professor se espera formar e da importância das discussões relacionadas à educação e ao ensino para a efetivação da identidade das licenciaturas, e não bacharelados mascarados de licenciaturas.

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Author Biographies

  • Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia e professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus de Ponta Grossa.
  • Rodrigo Diego de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutorando em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina.

Published

2018-05-28

How to Cite

Os coletivos de pensamento na formação de professores de Biologia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 241–260, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8158. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8158. Acesso em: 15 oct. 2025.