Atividades investigativas e indicadores de alfabetização científica em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

Authors

  • Andréia de Freitas Zompero Universidade Estadual de Londrina Author
  • Fernanda Tedeschi Unopar Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8178

Keywords:

Anos iniciais. Ensino de ciências. Indicadores de alfabetização científica. Metodologia investigativa.

Abstract

Diariamente os professores são desafiados a promover um ensino que envolva os alunos como agentes transformadores do próprio conhecimento. O objetivo deste trabalho foi analisar a manifestação dos indicadores de alfabetização científica (AC) descritos por Sasseron (2008), como levantamento e teste de hipóteses, organização de dados e explicação dos resultados pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental (anos iniciais), a partir de uma sequência didática investigativa, envolvendo a educação ambiental. A aplicação das atividades investigativas foi realizada a partir de problemas desafiadores nos quais os estudantes deveriam buscar respostas e, assim, manifestar esses indicadores. A sequência investigativa, composta por problema, levantamento e teste das hipóteses, organização dos dados e conclusão, propôs atividades baseadas em Zabala (1998) e Carvalho (2013), que foram aplicadas uma vez por semana durante quatro meses. Analisando os resultados obtidos a partir dos trabalhos compostos por desenhos e/ou textos feitos pelos alunos ao final de cada atividade, foi possível observar que os participantes obtiveram êxito quanto à manifestação dos indicadores de AC e evoluíram quanto à linguagem científica, compreendendo alguns procedimentos para resolução de problemas, tendo em vista o conhecimento científico e a manifestação de indicadores de AC por meio de atividades investigativas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Andréia de Freitas Zompero, Universidade Estadual de Londrina
    Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do curso de Ciências Biológicas e do mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Tecnologias da Unopar.
  • Fernanda Tedeschi, Unopar
    Mestre pelo Curso de Metodologias para o Ensino de Linguagens e Tecnologias da Unopar.

Published

2018-05-28

How to Cite

Atividades investigativas e indicadores de alfabetização científica em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 546–567, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8178. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8178. Acesso em: 15 oct. 2025.