Humanismo franciscano: uma proposta de ação educativa

Autores/as

  • Irani Rupolo Faculdades Franciscanas de Santa Maria – RS Autor/a
  • Silvino Santin Universidade Federal do Paraná Autor/a
  • Maria Virgínia dos Santos Silva Faculdades Franciscanas de Santa Maria – RS Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v6i1.14562

Palabras clave:

Educação

Resumen

O presente trabalho é uma análise do referencial teórico-prático que caracteriza a pedagogia franciscana em relação às necessidades pedagógicas da sociedade atual. A escolha do tema justifica-se pela trajetória histórica do trabalho educativo que as irmãs franciscanas realizam há quase dois séculos em todos os níveis de ensino. Aborda-se a utopia franciscana para recuperar o sentido originário utópico do franciscanismo; percorrese a sua sistematização como filosofia de vida; faz-se um percurso rápido pelo século XIX, período em que surgiu e se consolidou a proposta educativa em questão. Conclui-se com uma proposta educativa segundo a cosmovisão franciscana para o mundo atual, com enfoque para a formação de valores na prática pedagógica, que tem como matéria-prima a educação para a vida.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2023-04-05

Cómo citar

Humanismo franciscano: uma proposta de ação educativa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 11–26, 2023. DOI: 10.5335/rep.v6i1.14562. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14562. Acesso em: 16 oct. 2025.