A leitura na instituição escolar enquanto prática sociocultural

Autores/as

  • Michelle Mittelstedt Devides Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2218

Palabras clave:

Leitura. Ensino-aprendizagem. Papel do professor.

Resumen

O objetivo deste artigo é evidenciar o verdadeiro ato de ler inserido na sala de aula e sua intrínseca relação com o processo de aprendizagem. Buscando nas abordagens teóricas de Bakhtin e Vygotsky para fundamentação da análise deste trabalho, é pertinente ressaltar a importância da relação que ocorre com a leitura como instrumento facilitador, capaz de promover a autonomia do sujeito, considerando os aspectos socioculturais que o circundam, e reconhecer o papel da escola e do professor como mediadores nesse processo, cuja responsabilidade é tentar evitar o fracasso escolar.

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Biografía del autor/a

  • Michelle Mittelstedt Devides
    Mestranda em Educação na Unesp/Rio Claro; especialista em Educação e Psicopedagogia pela PUC/Campinas.

Publicado

2012-01-27

Cómo citar

A leitura na instituição escolar enquanto prática sociocultural. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 16, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2218. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2218. Acesso em: 16 oct. 2025.