CONVERSAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO PERMANENTE – PROPOSTAS CONCORRENTES E COMPLEMENTARES?

Autores/as

  • Marina Patrício Arruda Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac Autor/a
  • Gomercindo Ghiggi Universidade Federal de Pelotas - UFPel Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2831

Palabras clave:

Ciência. Conversação entre educadores. Educação popular e educação permanente.

Resumen

O objetivo desse artigo é aproximar os conceitos de educação popular e educação permanente discutindo-os sob determinadas bases epistemológicas. A ciência entendida como um produto social histórico também evolui por meio de conversações entre educadores. Nesse sentido, buscamos estabelecer alguns parâmetros entre essas duas concepções em busca de uma discussão que seja relevante para a educação ao tomar nossa prática como objeto de reflexão. No entrecruzamento de várias opiniões e ideias é possível descobrir novas dimensões concorrentes e complementares nas propostas de educação popular e de educação permanente.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marina Patrício Arruda, Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac
    Doutora em Serviço Social e pós-doutoranda em Educação pela PUCRS. Professora do PPGE da Uniplac - Mestrado. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida.
  • Gomercindo Ghiggi, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
    Doutor em Educação pela UFRGS. Mestre em Antropologia Filosófica pela PUCRS, graduado em Filosofia pela UCPel. Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Participa do Grupo de Pesquisa - Filosofia, Educação e Práxis Social e da Linha de Pesquisa: Filosofia e História da Educação do PPGE da UFPel.

Publicado

2012-12-22

Cómo citar

CONVERSAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO PERMANENTE – PROPOSTAS CONCORRENTES E COMPLEMENTARES?. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 19, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2831. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2831. Acesso em: 15 oct. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a