O público e o privado nas redes sociais: algumas reflexões segundo Zygmunt Bauman

Autores/as

  • Cristiane Koehler Autor/a
  • Marie Jane Soares Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3555

Palabras clave:

Modernidade líquida. Público. Privado. Redes sociais. Cibercultura.

Resumen

Este artigo foi escrito a partir das reflexões realizadas com base na leitura das obras do sociólogo Zygmunt Bauman, que foram propostas em disciplina de curso de pós-graduação. As leituras foram realizadas individualmente, e as discussões foram feitas com o grupo de colegas, em momentos presenciais na sala de aula e em momentos à distância e online, mediados pela rede social Facebook. O objetivo deste artigo é apresentar as principais ideias discutidas sobre os conceitos do que é público e privado e relacioná-los com o conceito de privacidade e com o comportamento da geração digital, no contexto das redes sociais na cibercultura.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cristiane Koehler
    Mestra em Ciência da Computação (UFSC), Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Marie Jane Soares Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Pós-Doutora (UNED-Madrid), Doutora em Educação (UFRGS), Professora da Faculdade de Educação (FACED) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2013-10-11

Cómo citar

O público e o privado nas redes sociais: algumas reflexões segundo Zygmunt Bauman. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 2, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3555. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3555. Acesso em: 15 oct. 2025.