A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão

Autores

  • Ronaldo Cardoso Alves Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp – Campus Assis). Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v21i2.4301

Palavras-chave:

Consciência histórica. Representações sociais. Etnografia educacional.

Resumo

O artigo apresenta um projeto de trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática da História da Unesp/campus Assis (LEPEDIH), no qual a sala de aula é compreendida como lugar de construção do conhecimento histórico por meio de experiências entre estudantes, professores e futuros professores, que agregam o ensino, a pesquisa e a extensão, de forma que ocorra a aproximação entre universidade e escolas públicas de ensino básico com o fim de que seus participantes possam relacionar o estudo da História com a própria vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ronaldo Cardoso Alves, Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp – Campus Assis).
    Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp – Campus Assis). Coordenador do Subprojeto de História do Pibid, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática da História (LEPEDIH) e do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (Peja) no mesmo campus.

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 2, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i2.4301. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/4301. Acesso em: 16 out. 2025.