História, historiografia e saber histórico escolar: a educação para as relações étnico-raciais e o saber histórico na literatura didática
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v21i2.4306Palabras clave:
História. Historiografia e saber histórico escolar. Relações étnico-raciais. EJA.Resumen
O presente trabalho analisará a abordagem dada pela literatura didática à educação para as relações étnico-raciais. Para tanto, a análise incide nos conteúdos apontados pelas diretrizes estabelecidas, pela legislação em vigor, para o trato das questões étnico-raciais. Nesse sentido, os autores consideram uma coleção didática destinada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), de modo a perceber os modos pelos quais os autores da coleção acionam o saber historiográfico e o saber escolar na promoção da educação para as relações étnico-raciais. O objetivo é perceber em que medida o saber axiológico, demandado pela legislação, é encaminhado por meio do recurso ao saber histórico, tanto o historiográfico quanto o escolar. A partir da análise da coleção, destacamos que a noção de que a História é um instrumento pedagógico por meio do qual se ensina com exemplos edificantes, que personificam a luta por um mundo melhor, entendido como livre de conflitos é o que consubstancia, como se vê, o saber histórico escolar aqui considerado.Descargas
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Publicado
2014-09-23
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Artigos
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Cómo citar
História, historiografia e saber histórico escolar: a educação para as relações étnico-raciais e o saber histórico na literatura didática. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 2, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i2.4306. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/4306. Acesso em: 16 oct. 2025.