O apoio pedagógico na formação inicial: perspectivas para o bem-estar docente e desenvolvimento profissional
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v22i2.5225Palabras clave:
Formação inicial. Apoio pedagógico. Licenciandos. Docentes.Resumen
A partir de vivências de licenciandos e professores iniciantes, o artigo destaca o apoio pedagógico na formação docente, tendo em vista sua relevância para constituição profissional e perspectivas para o bem-estar docente. O estudo longitudinal qualitativo, é parte resultante de pesquisa realizada entre 2012 e 2013, inicialmente com sessenta e oito potenciais futuros professores de uma instituição privada de ensino superior do Estado do Paraná, e finalizado com cinco docentes iniciantes, com informações coletadas por meio de questionários e entrevistas, tratados com análise de conteúdo. Como resultados no período de formação na licenciatura, destacam-se principalmente insegurança relacional, falta de apoio e interação com sujeitos envolvidos no processo de formação na escola e a necessidade de maior acompanhamento dos docentes no estágio pedagógico. No início na docência, evidencia-se o clima relacional instável entre docentes, falta de ambiente cooperativo entre docentes e ausência de apoio pedagógico ao professor iniciante. Sugere-se a otimização e institucionalização de apoios aos licenciandos e docentes iniciantes, assim como melhorias das relações entre instituições e sujeitos envolvidos nesse processo formativo.Descargas
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Publicado
2015-12-07
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Artigos
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Cómo citar
O apoio pedagógico na formação inicial: perspectivas para o bem-estar docente e desenvolvimento profissional. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 2, 2015. DOI: 10.5335/rep.v22i2.5225. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/5225. Acesso em: 15 oct. 2025.