Ensino Superior nos institutos federais: inserção flexibilizada e experiências com a diversificação dos cursos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v22i2.5574Resumen
Este texto apresenta um estudo sobre a inserção do ensino superior nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s), enfatizando as experiências históricas dessas instituições com a oferta flexibilizada e diversificada de seus cursos. Para proceder à análise, o centenário dos IF’s, período que abrange os anos de 1909 a 2008, foi estruturado e dividido em dois períodos: atuação até o nível médio e atuação no nível superior. Foram selecionadas duas categorias de análise extraídas da leitura interpretativa da legislação educacional: ensino técnico-profissional e área tecnológica, por meio das quais se descreveu como essas categorias foram utilizadas para justificar a organização de cursos superiores em caráter diversificado dos habitualmente ofertados nas universidades. Também se analisou como estas categorias estabelecem as diferenças entre as instituições de ensino superior e os IF’s, e como caracterizam o processo de formação acadêmica dos jovens, como mero processo de formação técnico-profissional e tecnológica, subserviente às demandas de mercado.Descargas
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Publicado
2015-12-07
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Artigos
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Ensino Superior nos institutos federais: inserção flexibilizada e experiências com a diversificação dos cursos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 2, 2015. DOI: 10.5335/rep.v22i2.5574. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/5574. Acesso em: 15 oct. 2025.