Filosofia da educação: contribuições da teoria crítica para pesquisa educacional

Autores/as

  • Mauricio Rebelo Martins Universidade Estadual de Campinas Universidade de Passo Fundo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v23i2.6541

Palabras clave:

Educação. Filosofia. Pesquisa. Teoria crítica.

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de apresentar algumas contribuições da teoria crítica para a pesquisa educacional. Nesse sentido, em primeiro lugar, argumenta-se a favor da associação a essa tradição que se orienta pelo ideal de emancipação. Em segundo lugar, recuperando as origens dessa tradição, busca-se aproximar as pesquisas normativas das pesquisas empíricas e, de modo especial, das manifestações culturais e estéticas. Defende-se que uma aproximação entre essas pesquisas contribui para identificarmos os principais desafios da educação e suas instituições no contexto complexo e plural das nossas sociedades. Por fim, destaca-se a importância de as pesquisas educacionais assumirem uma postura descritiva e normativa. É também necessário identificar os potenciais emancipatórios não impulsionados nas instituições educativas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Mauricio Rebelo Martins, Universidade Estadual de Campinas Universidade de Passo Fundo
    Doutorando em Filosofia e História da Educação na Universidade Estadual de Campinas. Licenciado em Filosofia e mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo.

Publicado

2016-11-21

Cómo citar

Filosofia da educação: contribuições da teoria crítica para pesquisa educacional. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i2.6541. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6541. Acesso em: 16 oct. 2025.