Sujeito, subjetividade e educação: as bases fundantes do discurso pedagógico moderno
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v16i1.7449Palabras clave:
Sujeito. Subjetividade. Educação. Discurso pedagógico.Resumen
Constituída sobre os fundamentos da subjetividade e do sujeito, a educação moderna, em sua re-flexão pedagógica, recortou o sujeito da educação, sob a medida de sua natureza metafísica racional-cognitiva. A partir da fixação desse ponto de vista, os fins da educação (na filosofia) e as estratégias da ação educativa (mediante as ciências), seguindo os moldes de uma racionalidade objetivadora (instrumental), transformaram o sujeito em um tipo de regularidade pedagógica compacta e globalizante. Inerente ao pensamento da época moderna, a educação, em suas diferentes modulações pedagógicas (humanista, liberal e crítica), reivindica como finalidade investir na capacidade autorreflexiva do ser humano para torná-lo consciente, crítico e emancipado, numa palavra, sujeito. Em uma leitura retroativa, neste trabalho buscamos aprofundar as relações entre sujeito, subjetividade e educação, de modo a compreender as bases fundantes do discurso pedagógico moderno. Diante das simplificações teóricas que reproduz os efeitos da propalada crise da educação – sobretudo na impertinência de uma cultura que se diz “pós” todas as coisas –, um rebuscar mais acurado de nossas heranças, historicamente constituídas em aprendizagens, pode significar um modo interessante de seguir em frente. O que se pretende é aprofundar a temática, ampliar o diálogo e se inserir, de modo consequente, numa interlocução que busca compreender o discurso pedagógico moderno em seus desdobramentos atuais.Descargas
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2017-10-17
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Artigos
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Sujeito, subjetividade e educação: as bases fundantes do discurso pedagógico moderno. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 16, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v16i1.7449. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7449. Acesso em: 16 oct. 2025.