Do “novo” ou “recordando o futuro”: políticas de inclusão no ensino superior brasileiro

Autores/as

  • Ivanise Monfredini Centro Universitário Nove de Julho Autor/a
  • Marcia Feldman Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v16i1.7456

Palabras clave:

ProUni. Sistema de Cotas. Educação superior. Políticas educacionais.

Resumen

Neste texto procuramos apresentar o ProUni e o Sistema de Cotas como alternativas implementadas no âmbito das políticas de ensino superior no Brasil, que visam ampliar o acesso de parcelas da população brasileira até então excluídas desse nível de ensino. Essas alternativas, que procuram enfrentar um dos fatores que, historicamente, constitui a particularidade brasileira – a pobreza a superar –, sintetizam contradições relacionadas à própria constituição do Estado no Brasil. Procuramos apontar as possibilidades e limites dessas propostas criadas e implementadas num cenário de restrição do espaço público, aqui entendida como restrição política e econômica. Tratar de “novas” alternativas em políticas educacionais é tratar da síntese histórica (portanto contraditória), do que se propõe para o futuro. É “recordar o futuro”.

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Publicado

2017-10-17

Cómo citar

Do “novo” ou “recordando o futuro”: políticas de inclusão no ensino superior brasileiro. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 16, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v16i1.7456. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7456. Acesso em: 16 oct. 2025.