O campo da educação entre a ética e a estética: um estudo em pesquisas qualitativas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v15i2.7469Palabras clave:
Pesquisa qualitativa. Análise do discurso. Educação e psicologia.Resumen
Este artigo aponta reflexões sobre as pesquisas qualitativas no Brasil, enfatizando as mudanças que vêm acontecendo principalmente no campo da educação. O estudo faz, primeiramente, uma discussão sobre o que é pesquisa e suas diversas concepções para, então, analisar os trabalhos que utilizam a análise de discurso. No encaminhamento do debate realizado percebe-se que a pesquisa qualitativa ainda apresenta muitos embates e engloba diversos entendimentos, muitas vezes contraditórios e antagônicos. A ética e a estética são características fundamentais para a construção de uma produção bela e de qualidade. Compreendo que as pesquisas consideradas qualitativas vêm conquistando espaço entre os estudiosos das ciências humanas e sociais. Por isso, buscarei nos autores sobre pesquisas e sobre análise do discurso o aporte teórico necessário para as considerações realizadas. Dentre estes autores estão Gatti (2002), Minayo (1994), Demo (1985), Fazenda (1995, 2004), Marli André (2001), Menga Lüdke (1995), Orlandi (2001, 2002), Foucault (2007), Fairclough (2001).Descargas
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Publicado
2017-10-17
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Artigos
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O campo da educação entre a ética e a estética: um estudo em pesquisas qualitativas no Brasil. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i2.7469. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7469. Acesso em: 16 oct. 2025.