Os professores como gestores do pedagógico e os vínculos afetivos em aula
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v15i2.7472Palabras clave:
Vínculos afetivos. Produção do conhecimento. Professores. Aula.Resumen
Este trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, por exigir imersão no contexto, sob a forma de um estudo de caso, com o objetivo de analisar os discursos de professores sobre os vínculos afetivos em aula. Realizaram-se também observações sistemáticas e entrevistas semiestruturadas. Com esses processos, pôde-se perceber que as professoras interlocutoras na pesquisa caracterizaram, em seus discursos, como significativa e necessária a presença dos vínculos afetivos em aula entre professores e estudantes para a produção do conhecimento. Desse modo, descobriu-se que a gestão do pedagógico, ou seja, o trabalho dos professores ao produzir a aula e, nela, a produção do conhecimento, acontece perpassada por vínculos e relações entre os sujeitos, mediados pela linguagem. Faz-se necessário, para isso, aos professores que conheçam melhor os aspectos que caracterizam e perpassam os vínculos afetivos em aula.Descargas
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Publicado
2017-10-17
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Artigos
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Cómo citar
Os professores como gestores do pedagógico e os vínculos afetivos em aula. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i2.7472. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7472. Acesso em: 16 oct. 2025.