Valores democráticos e formação para a tolerância: direitos humanos e gênero no cotidiano da escola

Autores/as

  • Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v12i2.7986

Palabras clave:

democracia na escola, direitos humanos na escola, educação e relações sociais de gênero.

Resumen

Este texto traz considerações a respeito de uma pesquisa que está sendo desenvolvida numa escola pública de Marília (SP). Tem como objetivos observar como a democracia é vivenciada no seu cotidiano e conhecer como a questão de gênero aparece nas relações sociais e no currículo. Considera que a democratização das relações só se concretizará na escola se duas dimensões da educação escolar forem trabalhadas: a escola como locus de participação democrática e o currículo baseado na ética e nos direitos humanos, que não poderá descartar a questão de gênero. Concebemos que a cidadania e a formação para a tolerância são pressupostos para a concretização da cultura democrática na escola.

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Publicado

2018-08-06

Cómo citar

Valores democráticos e formação para a tolerância: direitos humanos e gênero no cotidiano da escola. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 147–156, 2018. DOI: 10.5335/rep.v12i2.7986. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7986. Acesso em: 15 oct. 2025.