Contribuições de uma sequência didática interdisciplinar em uma abordagem investigativa: a horta escolar no contexto
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8167Palabras clave:
Abordagem investigativa. Horta escolar. Interdisciplinaridade.Resumen
O desinteresse dos estudantes durante as aulas é um dos fatores de preocupação e frustração relatados por muitos professores em trabalhos acadêmicos. Neste trabalho, apresentamos uma análise na perspectiva de três professoras na elaboração e no desenvolvimento de uma sequência didática interdisciplinar por meio de atividades investigativas para uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal rural na região sudoeste do estado de Goiás. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado profissional em Educação para Ciências e Matemática, que se configura como uma possibilidade de ação interdisciplinar no contexto escolar. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observações assistemáticas, as questões da entrevista tiveram como objetivo conhecer o perfil das professoras e sua percepção quanto à proposta interdisciplinar, à turma, às metodologias utilizadas, às possíveis mudanças detectadas no comportamento dos alunos e às dificuldades encontradas. O desenvolvimento deste trabalho propiciou às professoras realizar uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas, já que puderam observar as mudanças na participação dos alunos, na dinâmica de sala de aula, bem como na aprendizagem dos conteúdos abordados.Descargas
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Publicado
2018-05-28
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Artigos
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Contribuições de uma sequência didática interdisciplinar em uma abordagem investigativa: a horta escolar no contexto. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 322–338, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8167. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8167. Acesso em: 15 oct. 2025.