A utilização dos mapas conceituais no ensino de ciências nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8170Palabras clave:
Anos iniciais. Ensino de ciências. Mapas conceituais.Resumen
Este trabalho analisou as contribuições do uso do mapa conceitual no processo de ensino e aprendizagem com alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Araucária, PR. Partindo-se de uma sequência didática sobre a água, foi solicitado aos alunos que elaborassem, em grupo, um mapa conceitual que expressasse o conhecimento científico construído ao longo de seis aulas. Os mapas conceituais foram analisados a fim de verificar como o conhecimento foi representado bem como a compreensão da técnica de mapeamento. Verificou-se que o mapa conceitual se mostrou importante na representação do conhecimento dos alunos, que houve ampliação do vocabulário científico proposto no plano de aula, porém, sem profundidade nas relações entre conceitos, pois nem todos os alunos demonstraram compreensão plena daquilo que representaram. Constatou-se que os alunos tiveram dificuldade para representar o conhecimento por meio dos mapas, não porque não sabiam, mas pela inexperiência na sua construção e utilização, demonstrando assim a necessidade de um período maior de tempo para aplicação e intervenções.Descargas
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Publicado
2018-05-28
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Artigos
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Cómo citar
A utilização dos mapas conceituais no ensino de ciências nos anos iniciais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 383–406, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8170. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8170. Acesso em: 15 oct. 2025.