Nós que aqui estamos por vós esperamos: a desejada aproximação entre educação básica e pesquisadores em ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8177Palabras clave:
Ensino de ciências. Escola básica. Formação de professores. Pesquisa e extensão. Pós-graduação stricto sensu.Resumen
Inspirados no documentário Nós que aqui estamos por vós esperamos, observamos como são pensadas as estratégias e maneiras de aproximar professores da educação básica e pesquisadores em ensino de ciências. Dessa forma, as inquietações e os debates de três pesquisadores atuantes nessa área traçaram caminhos de diálogo e reflexão sobre a importância e a necessidade de aproximação entre a educação básica e as pesquisas realizadas no cerne dos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros, assumindo o que se legitima e se sustenta como base de qualidade no ensino de ciências e de sua prática nos pontos de ação das escolas. É dado destaque a tal pauta de discussão, tendo em vista as possibilidades e limitações entre pesquisadores (orientadores e orientandos) em ensino de ciências e os fazeres educativos constituídos nas escolas, uma vez que haÌ uma demanda crescente que requer ação empenhada para realização de pesquisas nessa área de conhecimento, pois são nas expansões das ideias e nas relações que se estabelecem que o saber cresce. Apostamos na relação pesquisa e extensão para alcançar com mais eficiência a escola básica, refletindo sobre como o sistema nacional de pós-graduação pode e deve melhorar essa interface.Descargas
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Publicado
2018-05-28
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Artigos
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Nós que aqui estamos por vós esperamos: a desejada aproximação entre educação básica e pesquisadores em ensino de ciências. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 528–545, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i2.8177. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8177. Acesso em: 15 oct. 2025.