A importância da valorização da avaliação docente pelo discente no ensino superior

Autores/as

  • Glades Tereza Felix Autor/a
  • Alessandra Alfaro Bastos Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i1.8446

Palabras clave:

Ensino superior. Avaliação docente. Discentes. Avaliação participativa. Qualidade.

Resumen

Este artigo situa-se no âmbito cientifico da avaliação da educação superior e em especifico trata da importância da valorização da avaliação docente pelo discente no ensino superior. Descreve um recorte de uma investigação maior realizada entre 2014-2017 com atores de um centro de formação de professores de uma universidade pública. Com base metodológica em Leite, (2005) e Barber, (1988), sob o escopo da metodologia da Avaliação Participativa (AP) a investigação de caráter quantiqualitativa se desenvolveu por meio da aplicação de questionários semestrais com 17 questões fechadas e uma aberta. Utilizou-se o software Microsoft Excel 2016 para as médias ponderadas das dimensões pedagógicas da unidade de ensino e o software NVIVO 11, a partir da técnica análise de conteúdo para as qualitativas. A combinação e o cruzamento de métodos e técnicas de pesquisa desvelaram que os docentes manifestam uma posição mais favorável em relação a avaliação quando os resultados destas são tratados de modo formativo, ajudando-os a melhorar seu desempenho.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2018-12-13

Cómo citar

A importância da valorização da avaliação docente pelo discente no ensino superior. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 87–98, 2018. DOI: 10.5335/rep.v26i1.8446. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8446. Acesso em: 15 oct. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a