Notícias

ATENÇÃO

Informamos que o sistema da Revista Espaço Pedagógico foi restabelecido após o período de manutenção técnica. Agradecemos a compreensão de todos os autores e autoras durante o tempo em que a plataforma esteve temporariamente indisponível.

Como forma de compensar o período de instabilidade, comunicamos que o prazo para submissões aos dossiês temáticos em aberto foi estendido até sábado, dia 11 de outubro.  Ressaltamos que as submissões de artigos de fluxo contínuo permanecerão temporariamente fechadas, sendo reabertas em data posterior, a ser divulgada pela equipe editorial.

Convidamos a comunidade acadêmica a aproveitar este novo prazo para realizar suas submissões, reafirmando o compromisso da revista com a qualidade editorial, o rigor científico e a promoção do debate acadêmico na área da Educação.

 

Dossiê - Diálogos entre Ciência e Sociedade: o papel da Popularização, Divulgação e Comunicação Científica

Organização: Cleci Werner da Rosa, Giselle Rôças, Grazielle Rodrigues Pereira

Ementa: Este dossiê explora reflexões sobre aspectos teóricos e/ou práticos acerca da popularização, divulgação e comunicação pública da ciência e tecnologia voltadas à educação científica, destacando abordagens inovadoras que promovam a interação entre ciência e sociedade. São abordados temas relacionados à formação de professores, estratégias didáticas, avaliação da pós-graduação, clubes e feiras de ciências, espaços formais e não formais de educação, estudo de público, políticas públicas de popularização da C&T, participação cidadã, inclusão social e acessibilidade, ciência e arte dentre outros temas relacionados à divulgação e comunicação pública da ciência e tecnologia.

 

Dossiê - Currículo e Políticas Educacionais: campo de disputas e tensionamentos

Organização: Altair Alberto Fávero, Luciane Spanhol Bordignon, Carina Tonieto

Ementa: O Currículo historicamente é um campo de intensas disputas e tensionamentos entre os distintos atores que compõe o cenário educacional. Considera-se que teorizar sobre o currículo e as políticas educacionais no atual cenário, implica em problematizar, compreender, analisar, descrever e evidenciar diversas questões que surgem da forma como se articulam os distintos contextos que pautam as agendas educacionais no âmbito político, econômico, cultural, social e pedagógico. O dossiê tem como escopo socializar reflexões teóricas, análises documentais, experiências pedagógicas, posicionamentos críticos e concepções de currículo e políticas educacionais das distintas modalidades de educação tangenciadas pelas atuais reformas que estão em curso.

 

Dossiê - Educação em Direitos Humanos: amorosidade no confronto com a cultura do ódio

Organização: Eldon Henrique Mühl, Paulo Cesar Carbonar, Elisa Mainardi

Ementa: O papel dos direitos humanos na educação tem sido tema recorrente nas análises desde o surgimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Inúmeras foram as declarações e iniciativas tomadas pela ONU e outros órgãos no sentido de esclarecer e fortalecer o papel da educação na realização dos direitos humanos em todos os países e em todas as culturas. Apesar disso, estamos percebendo que nem sempre o tema dos direitos humanos é bem acolhido por muitos movimentos e grupos que buscam impedir sua realização, alimentando o ódio e o desprezo de quem luta pela causa dos DH. Esta postura tem atingido diretamente a escola e, de modo especial, os professores e demais profissionais que atuam com a educação. Constantes são as notícias que apresentam fatos e situações de agressões a professores e servidores da educação, provocando um clima de desconforto e mal-estar no contexto escolar. A proposição deste dossiê é trazer ao debate temas que analisam e reflitam sobre a cultura do ódio na atual sociedade e seu impacto no processo formativo escolar. A publicação irá repercutir os debates que serão realizados no X Colóquio Nacional dos Direitos Humanos, organizado pela Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo, RS, que em 2024 completou 40 anos de existência.