A educação infantil e o educare
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v5i1.14549Palavras-chave:
EducaçãoResumo
As concepções médico-higienistas e assistencialistas, propostas inicialmente para a creche e pré-escola, ultrapassam os limites do cuidado, atingindo hoje o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, fundamentadas no binômio educar/ cuidar. Essa expansão de atribuições do educador infantil estabelece novos desafios para o atendimento dos aspectos físico, psicológico, intelectual e social da criança, sem dissociar a educação e o cuidado. O texto propõe o educare como equilíbrio dinâmico e dialético entre o cuidar e o educar, mediado pela interdisciplinaridade entre profissionais da saúde e da educação.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2023-04-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
A educação infantil e o educare. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 199–206, 2023. DOI: 10.5335/rep.v5i1.14549. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14549. Acesso em: 16 out. 2025.