Entre a teoria e a prática

uma análise crítica da formação docente em história da educação por Ecar e Pombo de Barros (2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16269

Palavras-chave:

pandemia, covid-19, Brasil

Resumo

Resenha do livro "História da educação, formação docente e a relação teoria-prática", organizada por Ariadne Lopes Ecar (pedagoga, mestra e doutora em educação pela FE/USP) e Surya Aaronovich Pombo de Barros (historiadora, mestra e doutora em história da educação e historiografia pela USP); obra publicada pela editora da FEUSP, em 2022.

                

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Neide Andrade da Silva, Universidade Federal do Pará

    Doutoranda em Currículo e Gestão da Escola Básica (PGCGEB/UFPA). Linha História da Educação Básica. Mestra em Ensino das Ciências Ambientais PROFCIAMB (UFPA). Mestra em Gestão Pública NAEA (UFPA). Bacharela em Administração Pública UAB (UFPA). Especialista em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional (UFPA) e Licenciada Plena em Pedagogia (UFPA). Atua na área educacional no município de Breves-Pará há 25 anos.

  • Vivian da Silva Lobato, Universidade Federal do Pará

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (2001), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas (FCC)-São Paulo. Atualmente é professora de ensino superior da Universidade Federal do Pará-UFPA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Docente do Programa de Pós-graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI). Membro da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (CIERS-ed) . É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Violência nas Escolas. Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Centro de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação - CIERS-ed. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: memória de professoras, história oral, violência nas escolas e formação docente.

Downloads

Publicado

2025-02-06

Como Citar

Entre a teoria e a prática: uma análise crítica da formação docente em história da educação por Ecar e Pombo de Barros (2022). Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16269, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16269. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16269. Acesso em: 15 out. 2025.