A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente

Autores/as

  • Leila Cunha de Albuquerque Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal Autor/a
  • Cleyton Hércules Gontijo Universidade de Brasília Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3508

Palabras clave:

Formação docente. Formação continuada. Professor de matemática.

Resumen

Considerando que a formação inicial e a formação continuada configuram-se como elementos de grande importância para o desenvolvimento e desempenho profissional do docente ao longo de sua trajetória, este artigo discutirá alguns aspectos que permeiam a formação do professor de matemática, trazendo informações acerca das pesquisas desenvolvidas nessa área e a perspectiva de formação docente defendida entre os educadores matemáticos nos últimos anos. Essa abordagem tem como principais objetivos fomentar a discussão sobre a formação docente e promover um movimento de reflexão nesse sentido, tendo em vista que, por meio do processo de formação inicial e continuada, o professor constrói e reconstrói conhecimentos que, articulados com sua prática cotidiana, gerará saberes que o nortearão em sua tarefa primordial, o ensinar, para que seja desenvolvida de forma adequada e significativa.

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Biografía del autor/a

  • Leila Cunha de Albuquerque, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
    Professora de matemática da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).
  • Cleyton Hércules Gontijo, Universidade de Brasília
    Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UnB.

Publicado

2013-10-04

Cómo citar

A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3508. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3508. Acesso em: 15 oct. 2025.