Possibilidades e limites da postura colaborativa e investigativa do professor como tática de enfrentamento da complexidade da docência

Autores

  • Eliane Matesco Cristovão Universidade Estadual de Campinas Autor
  • Juliana Facanali Castro Professora e coordenadora de Matemática da rede particular de Campinas. Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3513

Palavras-chave:

Colaboração. Postura investigativa. Professor. Matemática. Possibilidades. Limites.

Resumo

Como pesquisadoras da complexidade da docência e da formação de professores em contextos colaborativos, apresentamos e discutimos alguns desafios enfrentados cotidianamente por professores que ensinam matemática, bem como possíveis táticas (DE CERTEAU, 1994) para seu enfrentamento. Descrevemos alguns desses desafios, permeando referenciais teóricos sobre as temáticas com reflexões provenientes de nossas experiências docentes e de integrantes de grupos colaborativos e investigativos. Apontamos a postura investigativa e o apoio de grupos colaborativos (FIORENTINI, 2004) ou comunidades de investigação/aprendizagem (COCHRAN-SMITH; LYTLE, 1999) como caminhos possíveis para auxiliar os professores no enfrentamento desses desafios. Entretanto, reconhecemos que essas alternativas possuem limitações, principalmente, quando os desafios apresentados aos professores ultrapassam as fronteiras das salas de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane Matesco Cristovão, Universidade Estadual de Campinas
    Doutoranda em Educação Matemática vinculada ao Programa de Pós-Graduação da FE/Unicamp, grupo Prapem. Professora e coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da Faal.
  • Juliana Facanali Castro, Professora e coordenadora de Matemática da rede particular de Campinas.
    Doutoranda em Educação Matemática vinculada ao Programa de Pós-Graduação da FE/Unicamp, grupo Prapem. Professora e coordenadora de Matemática da rede particular de Campinas.

Downloads

Publicado

2013-10-04

Como Citar

Possibilidades e limites da postura colaborativa e investigativa do professor como tática de enfrentamento da complexidade da docência. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3513. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3513. Acesso em: 15 out. 2025.