Possibilidades e limites da postura colaborativa e investigativa do professor como tática de enfrentamento da complexidade da docência
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.3513Palavras-chave:
Colaboração. Postura investigativa. Professor. Matemática. Possibilidades. Limites.Resumo
Como pesquisadoras da complexidade da docência e da formação de professores em contextos colaborativos, apresentamos e discutimos alguns desafios enfrentados cotidianamente por professores que ensinam matemática, bem como possíveis táticas (DE CERTEAU, 1994) para seu enfrentamento. Descrevemos alguns desses desafios, permeando referenciais teóricos sobre as temáticas com reflexões provenientes de nossas experiências docentes e de integrantes de grupos colaborativos e investigativos. Apontamos a postura investigativa e o apoio de grupos colaborativos (FIORENTINI, 2004) ou comunidades de investigação/aprendizagem (COCHRAN-SMITH; LYTLE, 1999) como caminhos possíveis para auxiliar os professores no enfrentamento desses desafios. Entretanto, reconhecemos que essas alternativas possuem limitações, principalmente, quando os desafios apresentados aos professores ultrapassam as fronteiras das salas de aula.Downloads
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Publicado
2013-10-04
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Possibilidades e limites da postura colaborativa e investigativa do professor como tática de enfrentamento da complexidade da docência. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3513. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3513. Acesso em: 15 out. 2025.