Aulas de História: a formação de alunos-leitores de mundo na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v21i2.4303Palavras-chave:
História. Ensino. Currículo. Identidades. Saberes e práticas.Resumo
O presente artigo tem a finalidade de abordar o conceito de aula de História a partir da sua relação com a formação de alunos leitores de mundo na contemporaneidade. Nesse sentido, questionamos as formas tradicionais de concepção da prática docente entendidas pela lógica da mera reprodução ou vulgarização do saber e por vislumbrar a sala de aula como um lugar alheio ao fazer intelectual – de leitura, análise e reflexão crítica. Ao tomarmos as aulas de História como objeto de análise, observamos que não podemos/devemos reduzir as práticas ali desenvolvidas por professores e alunos, como aplicação dos conteúdos e das estratégias de ensino definidos pelos currículos oficiais. Logo, não se pode afirmar como é a realidade do ensino de História na escola somente pela perspectiva do currículo prescrito. Após evidenciar essas questões, defendemos a urgência em se trazer para a formação, os saberes e os fazeres docentes, bem como as dimensões do professor-pesquisador-intelectual e não separá-las. A partir dessa proposta, pretendemos recuperar a escola e as aulas de História como espaços de formação e valorização do espaço público.Downloads
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Publicado
2014-09-23
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Aulas de História: a formação de alunos-leitores de mundo na contemporaneidade. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 2, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i2.4303. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/4303. Acesso em: 16 out. 2025.