Docência, governo e verdade: elementos para uma análise anarqueológica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v21i2.4308Palavras-chave:
Docência. Governo. Michel Foucault. Filosofia da Educação.Resumo
O presente artigo examina dois jogos de verdades que são mobilizados na constituição da docência contemporânea, a saber: a reflexividade pedagógica e o compromisso político do professor. Tal entendimento alicerça-se na perspectiva de que as verdades não são produzidas a priori das práticas escolares, nem mesmo constituem-se em um núcleo essencial do discurso pedagógico. Tais verdades conduzem a fabricação de sistemas de raciocínio pedagógico na medida em que interagem com as pautas sociais de seu tempo. Entretanto, esses sistemas contam permanentemente com a adesão dos professores, uma vez que, segundo as indicações que o filósofo Michel Foucault apresentou no curso de 1980, as verdades nos constituem na medida em que nos inclinamos ao seu poder, assumindo-a como forma de viver no verdadeiro.Downloads
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Publicado
2014-09-23
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Docência, governo e verdade: elementos para uma análise anarqueológica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 2, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i2.4308. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/4308. Acesso em: 16 out. 2025.