Interculturalidade e descolonização do saber: relações entre saber local e saber universal no contexto da globalização
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v16i1.7447Palavras-chave:
Interculturalidade. Saber local e saber global. Eurocentrismo. Descolonização do saber.Resumo
O conceito de interculturalidade que assumimos neste artigo é o reconhecimento mútuo de todas as culturas, sem hierarquização. Essa é nossa primeira condição para elaborar a análise da descolonização do saber e do poder que lhe é inerente. O processo histórico da colonização europeia foi constituído num contexto de dominação cultural, social, econômica e política. Na medida em que a cultura eurocêntrica não respeita a biodiversidade nem a diversidade cultural, as referências reais e as significações simbólicas dos contextos locais são pervertidas. A abordagem da relação entre o saber local e o saber “universal”, imposto pela cultura dominante, é nossa principal referência para a proposição teórica da descolonização do saber. A educação é compreendida como sendo a conquista pelas novas gerações das visões de mundo, dos sistemas de valores e dos fundamentos para construir seus próprios conhecimentos. O desafio atual para a educação é partir de cada realidade, com base na revalorização das línguas e culturas locais e na adaptação de suas possibilidades ao contexto global.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-10-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Interculturalidade e descolonização do saber: relações entre saber local e saber universal no contexto da globalização. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 16, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v16i1.7447. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7447. Acesso em: 16 out. 2025.