Alguns apontamentos sobre arte e educação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v15i2.7467Palavras-chave:
Arte. Educação escolar. Psicologia histórico-cultural.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar a relevância do estudo da arte para os educadores, buscando uma definição do que é arte, analisando seus elementos constitutivos para, então, averiguar a sua importância para o homem, visto que a expressão artística existe desde os primórdios dos tempos com os primeiros registros nas cavernas. Num segundo momento, busca-se estabelecer a relação da arte com a educação, apresentando brevemente o histórico do ensino da arte no Brasil, o objetivo principal da educação – entendida como sendo a formação humana integral – e como pode ser alcançado por meio da arte. Por fim, analisam-se a expressividade infantil, o papel do professor como mediador e o lúdico como ponto de partida num ensino pela arte. Chega-se à conclusão de que o estudo da arte, como modo de expressão da percepção da realidade humana, é fundamental; assim, o professor deve conhecer esses pressupostos teóricos para embasar sua prática, de modo a não se restringir à reprodução de técnicas, mas, sim, abrir as portas à potência criadora presente no ser humano.Downloads
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Publicado
2017-10-17
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Alguns apontamentos sobre arte e educação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i2.7467. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7467. Acesso em: 16 out. 2025.