Desenvolvimento, educação e assistência social no salazarismo
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v13i3.7819Palavras-chave:
Historiografia. Estado Novo. Desenvolvimento. Políticas educativas e sociais. Assistência. Instrução. Educação.Resumo
O estudo analisa historiograficamente as políticas educativas, sociais e assistenciais ao longo do Estado Novo salazarista e marcelismo (1930-1974). Pretendemos verificar o impacto das medidas de política assistencial e social e, ainda, as reformas educativas (discurso normativo) referentes ao ensino, como meios para se impor o desenvolvimento tecnocrático português e as suas conseqüências. A instauração de políticas e reformas de ensino (e de assistência social) tiveram muitas dificuldades de implementação, já que as reformas eram mais de origem urbana e refletiam essa mentalidade, sendo muitas vezes inadequadas ou incompatíveis ao meio rural. O autor trata em dois pontos essa análise historiográfica, dando uma contextualização da sociedade portuguesa em nível político, econômico e de assistência social, antes e depois do Estado Novo, e, por fim, faz uma visão crítica da realidade educativa e do ensino nesse período histórico até a revolução de 1974.Downloads
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Publicado
2018-08-06
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Seção
Artigos
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Como Citar
Desenvolvimento, educação e assistência social no salazarismo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 122–141, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i3.7819. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7819. Acesso em: 16 out. 2025.