Classe hospitalar – uma mediação na inclusão escolar de aluno pós-hospitalizado
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v11i2.8003Palavras-chave:
classe hospitalar, inclusão, aluno pós-hospitalizado.Resumo
Este artigo tem por finalidade refletir sobre os aportes teóricos que envolvem a inclusão escolar e o acompanhamento pedagógico da criança póshospitalizada. A partir deste estudo, buscou-se investigar se o acompanhamento pedagógico realizado na classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria cumpriu a função de facilitador no processo de inclusão de um aluno pós-hospitalizado no âmbito escolar. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de um aluno póshospitalizado que freqüentou a classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria no período de 2000 a 2004 e que, atualmente, está incluído na quinta-série de uma escola estadualda cidade de Santa Maria. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras da escola e com a professora da classe hospitalar do aluno. Assim, constatou-se que o acompanhamento pedagógico oferecido pela classe hospitalar durante o tratamento de saúde foi de extrema importância, pois permitiu que o aluno, mesmo impossibilitado de freqüentar a escola, continuasse a estudar e acompanhar sua turma a partir dos materiais enviados pela escola. O aluno, ao retornar à escola, apresentou facilidade de readaptação tanto escolar quanto social, pois não fora privado dos conteúdos escolares e dos relacionamentos afetivos durante a internação hospitalar, tendo a oportunidade de estabelecer novos vínculosde amizade no hospital, o que se refletiu positivamente na reintegração ao grupo escolar. Portanto, o trabalho com crianças e adolescentes em tratamento de saúde nas classes hospitalares é de suma importância desde o momento da internação até a alta hospitalar, pois contribui para que não ocorra defasagem na aprendizagem, facilitando a inclusão no âmbito escolar.Downloads
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Publicado
2018-08-06
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Classe hospitalar – uma mediação na inclusão escolar de aluno pós-hospitalizado. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 11–27, 2018. DOI: 10.5335/rep.v11i2.8003. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8003. Acesso em: 16 out. 2025.