Avaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental da rede particular sobre atendimento imediato de vítima de traumatismo dental

Authors

  • Layanne Soyara Bidô Alves Universidade Federal de Campina Grande
  • Vicente Jadson G. Freitas Universidade Federal de Campina Grande
  • Rosana Araújo Rosendo Universidade Federal de Campina Grande
  • Luciana Ferraz Gominho Universidade Federal de Campina Grande
  • Tassia Cristina de A. P. Sarmento Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v20i3.4702

Abstract

Objetivo: esta pesquisa objetiva reconhecer o nível de conhecimento dos professores do ensino fundamental da rede particular na cidade de Patos, PB, sobre o atendimento imediato às vítimas de traumatismo dentário. Materiais e método: foi realizado um estudo transversal com 138 professores, em 36 escolas cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário estruturado acerca da conduta imediata com a criança após traumatismo dental. Os dados obtidos foram analisados a partir da estatística descritiva e inferencial bivariada (teste Qui- -Quadrado). Resultados: a idade dos educadores variou de 19 a 60 anos, com maioria do gênero feminino (96,4%). Quando perguntados sobre a experiência com primeiros socorros em vítima de trauma dental, apenas 16,7% responderam que já tiveram algum tipo de experiência. Desses, 43,5% foi no atendimento à vítima. A maioria dos entrevistados (85,1%) concordou que, em todos os casos de trauma, o cirurgião-dentista precisa ser consultado, entretanto, apenas 36,9% da amostra acredita que apenas o trauma com deslocamento total http://dx.doi.org/10.5335/rfo.v20i3.4702 do dente do alvéolo traz repercussões desfavoráveis. Frente à avulsão, 44,2% dos professores escovariam o dente e posteriormente procurariam o cirurgião-dentista, e 77,5% dos participantes acreditam que o tempo para o atendimento ao paciente vítima de avulsão deve ser o mais rápido possível. Conclusão: os resultados sugerem que a maioria dos professores entrevistados não tem conhecimento suficiente sobre como proceder em casos de trauma dentário, por não ter recebido esse treinamento ou por ter recebido pouca informação sobre o assunto.

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Published

2016-05-18

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Avaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental da rede particular sobre atendimento imediato de vítima de traumatismo dental. (2016). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 20(3). https://doi.org/10.5335/rfo.v20i3.4702