Avaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental da rede particular sobre atendimento imediato de vítima de traumatismo dental

Autores

  • Layanne Soyara Bidô Alves Universidade Federal de Campina Grande
  • Vicente Jadson G. Freitas Universidade Federal de Campina Grande
  • Rosana Araújo Rosendo Universidade Federal de Campina Grande
  • Luciana Ferraz Gominho Universidade Federal de Campina Grande
  • Tassia Cristina de A. P. Sarmento Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v20i3.4702

Resumo

Objetivo: esta pesquisa objetiva reconhecer o nível de conhecimento dos professores do ensino fundamental da rede particular na cidade de Patos, PB, sobre o atendimento imediato às vítimas de traumatismo dentário. Materiais e método: foi realizado um estudo transversal com 138 professores, em 36 escolas cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário estruturado acerca da conduta imediata com a criança após traumatismo dental. Os dados obtidos foram analisados a partir da estatística descritiva e inferencial bivariada (teste Qui- -Quadrado). Resultados: a idade dos educadores variou de 19 a 60 anos, com maioria do gênero feminino (96,4%). Quando perguntados sobre a experiência com primeiros socorros em vítima de trauma dental, apenas 16,7% responderam que já tiveram algum tipo de experiência. Desses, 43,5% foi no atendimento à vítima. A maioria dos entrevistados (85,1%) concordou que, em todos os casos de trauma, o cirurgião-dentista precisa ser consultado, entretanto, apenas 36,9% da amostra acredita que apenas o trauma com deslocamento total http://dx.doi.org/10.5335/rfo.v20i3.4702 do dente do alvéolo traz repercussões desfavoráveis. Frente à avulsão, 44,2% dos professores escovariam o dente e posteriormente procurariam o cirurgião-dentista, e 77,5% dos participantes acreditam que o tempo para o atendimento ao paciente vítima de avulsão deve ser o mais rápido possível. Conclusão: os resultados sugerem que a maioria dos professores entrevistados não tem conhecimento suficiente sobre como proceder em casos de trauma dentário, por não ter recebido esse treinamento ou por ter recebido pouca informação sobre o assunto.

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Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental da rede particular sobre atendimento imediato de vítima de traumatismo dental. (2016). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 20(3). https://doi.org/10.5335/rfo.v20i3.4702