Avaliação da retenção do conhecimento, grau de confiança e erros de compreensão dos acadêmicos de odontologia.
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v26i1.11773Palavras-chave:
Educação em Odontologia; Conhecimento; OdontologiaResumo
Objetivo: avaliar a retenção de conhecimento (RC), o grau de confiança (GC) e a identificação dos erros de
aprendizado (EA) dos acadêmicos de um curso de Odontologia. Métodos: neste estudo, foram avaliados 39
alunos dos níveis finais de um curso de Odontologia, os quais responderam 40 questões retiradas de provas
anteriores do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), através de uma plataforma virtual. Estas foram divididas em quatro áreas: Formação Geral (FG); Saúde Coletiva (SC); Clínica Odontológica (CO); e
Especialidade Odontológica (EO). Resultados: analisando os resultados, observou-se que a área do saber que
obteve melhor média de acertos foi a de CO (com 59,4), seguida das questões de FG (com 48,5). A área que
obteve menor média de acertos foi a de SC (com 36,4). O GC foi analisado através de um questionário em
que o aluno relatava se estava ou não confiante perante a questão respondida. Em relação ao erro, percebeu-
-se que a única área na qual os alunos erraram as questões, mas estavam confiantes, foi a de SC. Em relação
ao acerto, a única área em que os alunos acertaram as questões, mas não se demonstraram confiantes para
acertar, foi a de FG. Conclusão: percebe-se que, dentre as áreas avaliadas, a SC foi a que apresentou pior
média de acertos.
Palavras-chave: educação em odontologia; conhecimento; odontologia.
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