Estudo densitométrico comparativo in vitro de duas substâncias de contraste usadas em sialografia: Lipiodol DF e Telebrix 38
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v2i2.1414Resumo
O presente teve por finalidade comparar duas substâncias de contraste utilizadas em exames sialográficos, sendo uma lipossolúvel - Lipiodol DF - e outra hidrossolúvel - Telebrix 3~. Essa comparação foi realizada por meio de modelos experimentais e da densitometria óptica, com os quais se pôde simular uma glândula salivar num exame sialográfico. Os meios de contraste foram avaliados quanto à sua radiopacidade nos estados puros e quando aplicados contra uma coluna de saliva artificial, observando-se a presença de solubilidade nos tempos imediatamente após a aplicação do contraste, 30 s, 1 min e 1 min e 30 s. O Lipiodol DF e o Telebrix 38 não apresentaram diferença de radiopacidade no estado puro. Quanto à solubilidade, o Lipiodol DF não apresentou diluição na presença da saliva artificial, ficando com níveis de densidade óptica semelhantes estatisticamente aos do Lipiodol UF puro em todos os tempos estudados. Já o Telebrix 38 apresentou diluição no tempo imediatamente após a aplicação contra a saliva artificial; no tempo imediatamente após a aplicação do contraste, apresentou diluição da ordem de 50%; nos tempos 30 s e I min, entre 50%a 75%e, no tempo 1 min e 30 s, acima de 75%.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
