Influência da imersão no desinfetante ácido peracético sobre a estabilidade dimensional e tensão superficial de siliconas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v11i1.1438Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da imersão no desinfetante ácido peracético 0,2% sobre a estabilidade dimensional e tensão superficial de uma silicona de adição e uma de condensação. Para o ensaio de estabilidade dimensional foram confeccionados cinco corpos-de-prova para o grupo de controle e cinco para o grupo tratado, com auxílio de uma matriz de aço, confeccionada segundo a especificação n. 19 para materiais de impressão elastoméricos não-aquosos da American Dental Association. As leituras foram feitas imediatamente após a confecção e tratamento dos corpos e após 24 horas, com auxílio de um microscópio de mensuração com precisão de 0,005 mm. Para o ensaio de tensão superficial, foram confeccionados cinco corpos-de-prova, e as medidas do ângulo de contato formadas entre o gesso especial vazado e o material de moldagem foram lidas através do software Adobe Photoshop 7.0.1® (Microsoft). Os dados do grupo de controle e do tratado de cada ensaio foram comparados pelo teste t de Student. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre grupo de controle e tratado de ambos os ensaios (p < 0,05). Conclui-se que a imersão no desinfetante não interferiu significativamente na estabilidade dimensional nem na tensão superficial das siliconas avaliadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
