Levantamento do índice das necessidades de tratamento periodontal da comunidade (INTPC) em pacientes irradiados por terapia oncológica e não irradiados na cidade de São Luís/MA/BR
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v10i1.1470Resumo
O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento das condições periodontais em pacientes irradiados por terapia oncológica e não irradiados, residentes na cidade de São Luís/MA/BR. O trabalho teve como amostra 92 pacientes: 46 irradiados (grupo-teste) e 46 não irradiados (grupo de controle). Foram coletadas informações sobre a condição salivar e utilizado o índice das necessidades de tratamento periodontal da comunidade (INTPC) durante o exame clínico. Os dados coletados foram tabulados e analisados estatisticamente pelo teste do qui-quadrado ao nível de significância de 5%. Observou-se que os pacientes irradiados apresentaram maior freqüência de xerostomia que os não irradiados, com diferença estatisticamente significante. O código 2 foi o mais freqüente em ambos os grupos, sem diferença significativa na condição periodontal e na necessidade de tratamento periodontal entre os mesmos. Conclui-se que os pacientes irradiados apresentaram maior freqüência de xerostomia e sem diferenças estatisticamente significativas nas condições e necessidades de tratamento periodontal em relação aos pacientes não irradiados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
