A inserção da língua inglesa no curso de graduação em odontologia: um estudo bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v28i1.15576Palavras-chave:
Comunicação, Conhecimento, Desenvolvimento, Idioma, OdontologiaResumo
A língua inglesa é atualmente o principal idioma de comunicação mundial. Nas mais diversas áreas de estudo, as pesquisas têm sido registradas em língua inglesa visando possibilitar maior acesso a esses documentos e facilitar a difusão desses conhecimentos. O uso da língua inglesa como o principal meio de comunicação científica é um dos principais pontos que demonstram a importância do domínio da língua para os profissionais atuantes na área da saúde, em especial a odontologia - área em constante evolução em decorrência do crescente desenvolvimento científico e tecnológico. Sabe-se que o ensino da língua inglesa como disciplina curricular em cursos de graduação em odontologia nas instituições públicas ainda não é uma realidade. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a importância do conhecimento da língua inglesa para discentes de cursos de graduação, em especial na odontologia. Revisão de literatura: Na revisão evidenciou-se a relevância do estudo da língua inglesa, pois o saber do idioma propicia como instrumento de inserção e descoberta de conhecimentos para os discentes. A inclusão do estudo de língua inglesa nos currículos de graduação em Odontologia é provavelmente significativa no sentido de favorecer a produção de conhecimentos em diferentes áreas além de poder atuar como fator de enriquecimento para a formação profissional do Cirurgião-Dentista. Considerações finais: Nesse sentido, o estudo apresentado pode servir como subsídio e contribuir para o processo de avaliação e tomada de decisão para as coordenadorias dos cursos de graduação incluírem em suas grades curriculares o ensino da língua inglesa.
Downloads
Referências
LOPES MC.Compreensão oral em língua inglesa. Curitiba: IESDE Brasil S.A, ed.rev.,2012.
FORATTINI OP. A Língua Franca da Ciência. Revista de Saúde Pública, v.31, n.1, 1997.
FILHO SG. Dicionário Odonto-médico Inglês-Português. São Paulo: Editora Santos, 5ª ed., 2009.
STREVENS P. New orientations in the teaching of English. Oxford: Oxford University Press, 1977.
DE JESUS MP, PEREIRA RC, CRUZ RA. O inglês no curso de odontologia: uma contribuição para a formação do dentista. Revista Médica de Minas Gerais, v. 12, n. 3, 2002.
SCHÜTZ R. Rumos para o ensino de línguas no Brasil, 2006.
MUSSAK E. O mundo profissional de quem fala inglês é bem maior. Revista Exame. São Paulo, 2014.
HOLDEN S, ROGERS M. O ensino da língua inglesa nos dias atuais. São Paulo: Special Book Services Livraria, 2001.
VYGOTSKY LS. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Ementa curricular do curso de graduação em odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Disponível em: http://www.ucpel.edu.br/portal/?secao=curso&id=431. Acessado em 14/04/2020.
Ementa curricular do curso de graduação em odontologia do Centro Universitário Fransciscano (UNIFRA). Disponível em: http://www.unifra.br/site/pagina/conteudo/30. Acessado em 14/04/2020.
Ementa curricular do curso de graduação em odontologia da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre – RS (PUCRS). Disponível em: http://www.pucrs.br/odonto/a-faculdade/ementa/. Acessado em 14/04/2020.
PACHECO DCF. O ensino da compreensão escrita em língua estrangeira. Revista de Estudos Linguísticos e Literários. Patos de Minas: UNIPAM, v. 1, n.1, 2008.
Ementa curricular do Curso de graduação em odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Disponível em: https://portal.ufsm.br/ementario/disciplina.html?odonto. Acessado em: 14/04/2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista da Faculdade de Odontologia - UPF

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
						