Avaliação quantitativa do conhecimento dos estagiários do curso de Pedagogia - UPF sobre avulsão-reimplante
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v7i1.1562Resumo
No ambiente escolar, durante as atividades escolares esportivas e recreativas, as crianças se expõem a múltiplas situaçõesde traumatismos, dentre os quais os traumas em dentes permanentes. A avulsão dentária é um desses prováveis traumas e os professores são os responsáveis pelo primeiro atendimento prestado à criança. A perda ou manutenção do dente dependerá dos procedimentos imediatos tomados, visto que o tempo que o dente dependerá dos procedimentos tomados, visto que o tempo que o dente avulsionado permanece extrabucal, o meio de estocagem e a manipulação são fatores determinantes no sucesso ou fracasso do reimplante. Neste trabalho, avalia-se o conhecimento de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo antes de uma palestra sobre o assunto avulsão dentária-reimplante e o grau de conhecimeto residual. A avaliação foi feita por meio de um questionário objetivo, composto por dez questões, aplicado a três turmas dos últimos níveis do curso de Pedagogia. Obtiveram-se 33 questionários válidos. O instrumento foi aplicado em três etapas: a primeira antes da palestra explicativa sobre o assunto, a segunda logo após a palestra e, a terceira, quatro meses após a palestra. Os resultados encontrados foram semelhantes aos obtidos por Poi (1999): os alunos apresentaram na primeira fase conhecimento reduzido e "confuso" sobre o assunto; após a palestra, houve assimilação de conhecimento, todavia parte deste foi perdida após quatro meses. Verificou-se, portanto, a importância da transmissão do conhecimento sobre o assunto e a necessidade de, além de transmiti-lo oralmente, fornecer material impresso às escolas para sua correta aplicação quando necessário.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-03-14
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Como Citar
Avaliação quantitativa do conhecimento dos estagiários do curso de Pedagogia - UPF sobre avulsão-reimplante. (2011). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 7(1). https://doi.org/10.5335/rfo.v7i1.1562
