Harlem Renaissance:
“Morrer para nascer e escrever a partir de si”
DOI:
https://doi.org/10.5335/hdtv.21n.2.11096Schlagwörter:
Antirracismo, Artes, Harlem Renaissance.Abstract
Harlem Renaissance foi um movimento que surgiu na década de 1920, por professores/as, pesquisadores/as, escritores/as e artistas negros/as nos Estados Unidos, com mais intensidade no bairro do Harlem da cidade de Nova Iorque. Esse movimento renascentista foi uma possibilidade de enfrentamento às construções de preconceitos e estereótipos acerca da população negra. Foi um momento de “auto-escrita”, no qual negros e negras utilizaram da literatura, música, pintura e teatro para falarem de si próprios em primeira pessoa, para relatarem seus medos, vitórias, angústias e anseios a partir da perspectiva e subjetividades de quem vivenciava esses sentimentos, e não mais pautado pelo olhar de quem está de fora.
Downloads
Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.
Literaturhinweise
CARVALHO, Noel dos Santos. O cinema em negro e branco. IN: SOUZA, Edileuza Penha de. (Org.). Negritude, cinema e educação: caminhos para a implementação da Lei 10.639/2003. Vol. 1. Belo Horizonte: Mazza Edições. 2011, pp. 17-30.
FANON, Frantz. Peles Negras, Máscaras Brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador, Editora UDUFBA, 2008.
FOUCAULT, Michel. A escrita de Si. In: MOTTA, Manoel Barros da (Org.) “Michel Foucault: Ética, sexualidade, política”. Ditos e Escritos. Vol. V. Rio de Janeiro: Forense, 2004, p. 144-162.
GALBRAITH, John Kenneth. 1929, o colapso da bolsa. São Paulo: Pioneira, 1988.
GATES JR, Henry Louis; MCKAY, Nellie Y. The Norton anthology of African American literature. New York: W.W. Norton & Co. 1997. 1 ed.
GAZIER, Bernard. A Crise de 1929. Porto Alegre: L&PM Editores, 2009.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
HARDEN, Renata; JACKSON, Christopher K; PITTS, Berlethia J. Reading the Harlem Renaissance into Public Policy: Lessons from the Past to the Present. Afro-Americans in New York Life and History; Jul 2012; 36, 2. Ethnic News Watch, p. 07-36.
HILLSTROM, Kevin. Defining Moments: The Harlem Renaissance. New York. Omnigrphics, Inc. 2008.
HOBSBAWM, E. J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995
JOHNSON, James Weldon. The Dilemma of the Negro Author. The American Mercury, 1928.
JORDAN, Tim. Activism! London: Reaktion Books, 2002.
LOCKE, Alain, ed. Harlem: Mecca of the New Negro. Spec, issue of Survey Graphics 53 (March 1925).
OLIVA, Anderson Ribeiro. Os africanos entre representações: viagens reveladoras, olhares imprecisos e a invenção da África no Imaginário Ocidental. Em tempo de Histórias, Brasília, n° 9, ano 9, p. 90-114, 2005.
PARKER, Selwyn. O Crash de 1929: As lições que ficaram da grande depressão. São Paulo: Globo, 2009
RICHES, William Terence Martin. The Civil Rights Movement: Struggle and Resistance. New York: St. Martin's Press, 1997.
SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo - São Paulo, 2012.
TYLER, Bruce M. From Harlem to Hollywood: The Struggle for Racial and Cultural Democracy – 1920-1943. New York: Garland, 1992.
FANON, Frantz. Peles Negras, Máscaras Brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador, Editora UDUFBA, 2008.
FOUCAULT, Michel. A escrita de Si. In: MOTTA, Manoel Barros da (Org.) “Michel Foucault: Ética, sexualidade, política”. Ditos e Escritos. Vol. V. Rio de Janeiro: Forense, 2004, p. 144-162.
GALBRAITH, John Kenneth. 1929, o colapso da bolsa. São Paulo: Pioneira, 1988.
GATES JR, Henry Louis; MCKAY, Nellie Y. The Norton anthology of African American literature. New York: W.W. Norton & Co. 1997. 1 ed.
GAZIER, Bernard. A Crise de 1929. Porto Alegre: L&PM Editores, 2009.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
HARDEN, Renata; JACKSON, Christopher K; PITTS, Berlethia J. Reading the Harlem Renaissance into Public Policy: Lessons from the Past to the Present. Afro-Americans in New York Life and History; Jul 2012; 36, 2. Ethnic News Watch, p. 07-36.
HILLSTROM, Kevin. Defining Moments: The Harlem Renaissance. New York. Omnigrphics, Inc. 2008.
HOBSBAWM, E. J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995
JOHNSON, James Weldon. The Dilemma of the Negro Author. The American Mercury, 1928.
JORDAN, Tim. Activism! London: Reaktion Books, 2002.
LOCKE, Alain, ed. Harlem: Mecca of the New Negro. Spec, issue of Survey Graphics 53 (March 1925).
OLIVA, Anderson Ribeiro. Os africanos entre representações: viagens reveladoras, olhares imprecisos e a invenção da África no Imaginário Ocidental. Em tempo de Histórias, Brasília, n° 9, ano 9, p. 90-114, 2005.
PARKER, Selwyn. O Crash de 1929: As lições que ficaram da grande depressão. São Paulo: Globo, 2009
RICHES, William Terence Martin. The Civil Rights Movement: Struggle and Resistance. New York: St. Martin's Press, 1997.
SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo - São Paulo, 2012.
TYLER, Bruce M. From Harlem to Hollywood: The Struggle for Racial and Cultural Democracy – 1920-1943. New York: Garland, 1992.
Downloads
Veröffentlicht
2021-05-05
Ausgabe
Rubrik
Artigos Livres
Lizenz
Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).Zitationsvorschlag
Harlem Renaissance:: “Morrer para nascer e escrever a partir de si”. (2021). Revista História: Debates E Tendências, 21(2), 117-129. https://doi.org/10.5335/hdtv.21n.2.11096