A investigação científica nas instituições do ensino superior em Cabinda:

os dilemas da produção, financiamento e divulgação

Autor/innen

  • Joaquim Paka Massanga Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda (ISCED-CABINDA)
  • Xavier Alfredo da Silva Futi Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda (ISCED-CABINDA)

DOI:

https://doi.org/10.5335/hdtv.22n.4.13601

Schlagwörter:

Investigação Cientifica, Incentivo e Financiamento, Produção e Divulgação

Abstract

O presente artigo descreve a relação entre a investigação científica e as instituições de ensino superior do país (Angola), em particular na província de Cabinda. Apresenta reflexões da situação atual nas instituições de ensino superior no concernente a investigação científica e os dilemas da produção, financiamento e divulgação dos resultados das produções cientificas de seus professores e investigadores. Tendo apontado não existirem da parte do Estado políticas devidamente definidas para o apoio a Investigação e a publicação dos resultados, e, como tal, embora exista uma vasta legislação sobre a investigação, denota-se passividade nas políticas públicas do Estado, e, principalmente no quesito infraestruturas que as instituições do ensino superior Cabinda em particular, padecem. Por outro, muitas das produções académicas e investigativas realizadas não são divulgadas por falta de oportunidades e meios para uma ampla divulgação e circulação, por não existirem incentivos (financiamentos) e mecanismos de difusão das investigações. Salienta-se que de forma precária vai se notando esforços individuais de pesquisadores locais que buscam publicar as suas produções para a divulgação.

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Veröffentlicht

2022-11-16

Zitationsvorschlag

A investigação científica nas instituições do ensino superior em Cabinda:: os dilemas da produção, financiamento e divulgação. (2022). Revista História: Debates E Tendências, 22(4), 162-180. https://doi.org/10.5335/hdtv.22n.4.13601