Etnomusicologia, diversidade e inovação:

os africanos e seus descendentes na música brasileira

Autores/as

  • Alzira Lobo de Arruda Campos Universidade de Santo Amaro, Brasil.
  • Juliana Figueira da Hora Universidade Santo Amaro,Brasil.
  • Rafael Lopes de Sousa Universidade Estadual de Campinas,Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5335/hdtv.23n.3.15140

Palabras clave:

Africanos no Brasil., resistência cultural. , música erudita e popular.

Resumen

Enfocam-se as desigualdades históricas brasileiras a partir da Etnomusicologia, que estuda as condições de produção de gêneros musicais periféricos aos padrões europeus da música erudita. A música é vista como exemplo da manifestação antitética de classes, espelhada nas categorias culturais do erudito e do popular. Os preconceitos relativos à ascendência étnica, combinados com ações discriminatórias, ilustram as interpretações tradicionais sobre a presença africana na música brasileira, em imagens pluralistas, emanadas, regra geral, da dialética entre escravidão e liberdade. Esse cenário é frequentado por descendentes de uma ordem escravocrata, apresentando imagens fragmentadas pelos impactos que a globalização impõe sobre identidades excluídas dos objetivos globais do capitalismo internacional.

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Publicado

2023-10-30

Cómo citar

Etnomusicologia, diversidade e inovação: : os africanos e seus descendentes na música brasileira. (2023). Revista História: Debates E Tendências, 23(3), 164-179. https://doi.org/10.5335/hdtv.23n.3.15140