Festivais da canção:

um fenômeno global

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5335/hdtv.22n.2.13210

Mots-clés :

festivais da canção, globalização, música popular

Résumé

Os festivais da canção têm fundamental importância no que concerne a música popular produzida no mundo todo. Surgidos na década de 1950 eles se propagaram em nível global a partir da década seguinte e contribuíram com o aparecimento de um panteão de novos talentos que, em grande parte, ainda hoje constituem o que há de melhor na música internacional. Tendo como precursor o Festival italiano de San Remo, seguido pelo Festival Eurovisão da Canção, os festivais auxiliaram na unificação das nações e, fazendo competir diferentes países, passaram a representar e fortalecer as identidades nacionais, atrelando-se ainda, intrinsecamente, ao desenvolvimento dos meios de comunicação, por serem festivais televisivos.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ADORNO, Theodor W.. Sobre música popular. In: COHN, Gabriel (org.); FERNANDES, Florestan (coord.). Theodor Adorno. Sociologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1986, p. 115-146.
BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais. A Longa Duração. In: Escritos sobre a História. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2009, p. 41-78.
BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2003.
FLÉCHET, Anaïs. Por uma história transnacional dos festivais de música popular: Música, contracultura e transferências culturais nas décadas de 1960 e 1970. Patrimônio e Memória, Assis: UNESP-FCLAs-CEDAP, vol. 7, nº 1, jun. 2011, p. 257-271.
FOUCAULT, Michel. De outros espaços. Diacritcs, vol. 16, nº 1, primavera de 1986. Tradução de Pedro Moura.
GALOPIM, Nuno. Eurovisão: Dos Abba a Salvador Sobral: Canções que contam a história da Europa. Prefácio de Salvador Sobral. Prólogo de Nuno Artur Silva. Lisboa: Esfera dos Livros, 2018.
GAMBACCINI, Paul (et al.). The Complete Eurovision Song Contest Companion. London: Pavilion Books, 1998.
MANGORRINHA, Jorge. A Cultura Eurovisiva: Canções, Política, Identidades e o Caso Português. Lisboa: IECCPMA, CLEPUL, 2015.
MONTEIRO, José Fernando S.. História Global e Festivais da Canção: Brasil e Portugal. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH-SC, 28, 2015, Florianópolis. Anais [Eletrônico]. Florianópolis: UFSC, 2015a, p. 1-15. Disponível em: <http://www.snh2015.anpuh.org/site/anaiscomplementares> Acesso em: 20. 11. 2015.
__________. Festival Eurovisão da Canção: 60 anos: Multiculturalismo, diversidade e alteridade. Veredas da História, [online],vol. 8, nº 1, 2015b, pp. 121-139
__________. História Global: Desenvolvimento e ligações. In: SANTOS, Amanda Basílio (org.). Fazendo História: Algumas ferramentas dos historiadores. [e-book]. Pelotas: Edição do autor, 2016, n.p.
O’BRIEN, Patrick. História Global para uma cidadania global. Revista Em Perspectiva, Fortaleza: UFC, vol. 4, nº 1, 2018, pp. 242-164. Tradução: José Fernando S. Monteiro.
O’CONNOR, J. K. The Eurovision Song Contest: The Official History. London: Carlton Books, 2010.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2003.
RAYKOFF, Ivan; TOBIN, Robert Deam. A Song for Europe: Popular Music and Politics in the Eurovision Song Contest. Hampshire: Ashgate, 2007.
REVEL, Jacques. Micro-história, macro-história: O que as variações de escala ajudam a pensar em um mundo globalizado. Revista Brasileira de Educação, vol. 15, nº 45, set.-dez. 2010, pp. 434-590.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: Um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.

Téléchargements

Publiée

2022-05-21

Comment citer

Festivais da canção:: um fenômeno global. (2022). Revista História: Debates E Tendências, 22(2), 143-155. https://doi.org/10.5335/hdtv.22n.2.13210