A GUERRA AO TERROR E O CINEMA HOLLYWOODIANO DURANTE O GOVERNO DE BARACK OBAMA
DOI :
https://doi.org/10.5335/hdtv.25n.1.16172Mots-clés :
Cinema-História; Terrorismo; EUA.Résumé
Os atentados de 11 de Setembro de 2001 foram explorados como um novo marco histórico e muitos discursos políticos alertavam o mundo sobre o “novo” inimigo, o terrorismo islâmico, foram apropriados por diversos países, tornando-se uma estratégia internacional antiterrorista. Os conflitos iniciados por George W. Bush não foram finalizados em seu mandato, novos grupos terroristas e novos conflitos surgiram, seguindo como um fardo para seus sucessores. Pretende-se aqui expor os principais aspectos da luta contra o terrorismo empreendida pelos EUA durante o governo de George W. Bush e seus impactos no cinema e na sequência mapear e situar algumas produções e temas que circundam o governo de Barack Obama, a fim de compreendê-los dentro do processo histórico da Guerra ao Terror, numa análise dos registros fílmicos e da escrita fílmica deste capítulo da história dos EUA.
Téléchargements
Références
BECKER, Jean-Jacques. A opinião pública. In: RÉMOND, René. (Org.). Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
BRUIT, Brian. Review: '13 Hours' action brings out Bay's best. USA Today, 14 Jan. 2016, McLean. Disponível em: <https://www.usatoday.com/story/life/movies/2016/01/14/review-13-hours-secret-soldiers-of-benghazi/78727054/>. Acesso em: 03/08/2024.
FRIEDERSDORF, Conor. Progressives Are Internalizing Hawkish 'War on Terror' Claims. The Atlantic, Boston, 13 Fev. 2013. Disponível em: <https://www.theatlantic.com/politics/archive/2013/02/progressives-are-internalizing-hawkish-war-on-terror-claims/273102/ Acesso em: 30/04/2024.
GAGE, Beverly. Terrorism and the American Experience: a state of the field. Journal of American History, n. 98, v. 1, p. 73-94, 2011. doi: 10.1093/jahist/jar106. Disponível em: http://jah.oxfordjournals.org/content/98/1/73.short. Acesso em: 10 set. 2016.
JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação àteoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: Contribuição àsemântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto / Ed. Puc-RJ, 2006.
LANDAY, Jonathan. STROBEL, Warren. EXCLUSIVO-Estratégia antiterrorismo de Trump pede maior participação de aliados. Reuters, 05 Mai. 2017. Disponível em: <https://www.reuters.com/article/eua-trump-antiterrorismo-idBRKBN1812FJ-OBRWD>. Acesso em 28 ago. 2023.
LANDER, Edgardo. Los civilizados y los bárbaros. Revista Nueva Sociedad, n. 177, Enero-Febrero 2002. Disponível em: <http://www.nuso.org/revista.php?n=177>. Acesso em: 25 mar. 2011.
LASALLE, Mick. ‘Zero Dark Thirty’ review: On target. San Francisco Chronicle, São Francisco, 03 Jan. 2013. Disponível em: <https://www.sfgate.com/movies/article/Zero-Dark-Thirty-review-On-target-4164885.php>. Acesso em: 31 jul. 2024.
LEYDON, Joe. Unthinkable. Variety, Nova Iorque, 26 Jun. 2010. Disponível em: <https://variety.com/2010/film/reviews/unthinkable-1117943067/>. Acesso em: 02/08/2024.
LOSURDO, Domenico. A Linguagem do império: léxico da ideologia estadunidense. São Paulo: Boitempo, 2010.
LUMENICK, Lou. Big Ben. New York Post, Nova Yorque, 12 Out. 2012. Disponível em: <https://nypost.com/2012/10/12/big-ben/>. Acesso em: 31 Jul. 2024.
MCCARTHY, Todd. ‘American Sniper’: AFI Fest Review. The Hollywood Reporter, Hollywood, 11 Nov. 2014. Disponível em: <https://www.hollywoodreporter.com/news/general-news/american-sniper-afi-fest-review-748460/>. Acesso: 04/08/2024.
PLEITGEN, Fred. Soldiers pulled from Iraq duty, sent straight to Afghanistan. CNN, 23 Abr. 2009. Disponível em: <http://edition.cnn.com/2009/WORLD/asiapcf/04/23/troops.iraq.afghanistan/index.html>. Acesso em: 30/04/2024.
SHARKEY, Betsy. Review: Peter Berg’s fierce ‘Lone Survivor’ captures realities of war. Los Angeles Times, Los Angelse, 24 Dec. 2013. Disponível em: <https://www.latimes.com/entertainment/movies/moviesnow/la-et-mn-lone-survivor-review-20131225-story.html>. Acesso em:
SMITH, Kyle. Explosive ‘13 Hours’ recaptures the tragedy of Benghazi. New York Post, Nova Yorque, 14 Jan. 2016. Disponível em: <https://nypost.com/2016/01/14/13-hours-is-a-salute-to-american-heroes-in-benghazi/>. Acesso em: 02/08/2024.
STEVENS, Dana. Lone Survivor, a down-and-dirty exercise in vicarious battle trauma. Slate, Nova Iorque, 02 Jan. 2014. Disponível em: <https://slate.com/culture/2014/01/lone-survivor-reviewed-peter-bergs-war-movie-starring-mark-wahlberg-is-jingoistic-cliched-and-harrowing.html>. Acesso em: 01/08/2024.
TAYLER, Tom Taylor. How the CIA infiltrated Hollywood. Far Out Magazine, Londres, 7 Dec. 2022. Disponível em: <https://faroutmagazine.co.uk/how-the-cia-infiltrated-hollywood/>. Acesso em: 29 jul. 2024.
TURAN, Kenneth. Review: ‘American Sniper’ goes above and beyond war-hero tradition. Los Angeles Times, Los Angeles, 24 Dec. 2014. Disponível em: <https://www.latimes.com/entertainment/movies/la-et-mn-american-sniper-review-20141225-column.html>. Acesso em: 04/08/2024.
VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato: uma proposta de estudo sobre a memória histórica. São Paulo: Hucitec, 1997.
WING, Nick. John McCain Attacks Obama's 'Failed Leadership' On Foreign Policy. HuffPost, 22 Out. 2012. Disponível em: <https://www.huffpost.com/entry/john-mccain-obama-foreign-policy_n_2003777>. Acesso em: 30/04/2024.
ZILBERMAN, R. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista História: Debates e Tendências 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).